Tempo de leitura: 3 minutos
Ao longo dos anos, o mercado passou a oferecer cada vez mais produtos indicados para aumentar a fertilidade dos solos: são os conhecidos adubos e fertilizantes, utilizados para nutrir a terra e aumentar a qualidade e a produtividade das plantações.
Na adubação orgânica, por exemplo, a utilização da turfa líquida é uma verdadeira aliada para os produtores agrícolas. Mas, você sabe realmente o que é, como usar e quais são os benefícios desse tipo de fertilizante para as plantações?
O que é e para que serve a Turfa Líquida
A turfa líquida é um fertilizante orgânico. Ou melhor, é um fertilizante organomineral classe A que oferece uma fonte pura de ácidos húmicos e fúlvicos derivados da Leonardita Australiana, que é conhecida como a fonte mais concentrada desses nutrientes.
- Ácido fúlvico: serve para aumentar a imunidade das plantas e protegê-las de doenças e fungos.
- Ácido húmico: é capaz de estimular e aumentar a produtividade das plantações.
De modo geral, é possível dizer que a turfa serve para aumentar a produtividade das plantações. Por esse motivo, sua utilização é indicada para diferentes culturas, como plantações de soja, café, milho, arroz, feijão, trigo, cevada, aveia, entre outras.
Além disso, a aplicação desse tipo de fertilizante orgânico, categoria derivada de matérias-primas de origem animal e vegetal, tem como objetivo substituir o uso de esterco animal, da cama de frango (esterco de galinha) e da torta de mamona.
Isso porque o fertilizante de turfa líquida é uma fonte rica de matéria orgânica, ácidos fúlvico e húmico, carbono orgânico e nitrogênio. Sendo assim, a utilização da adubação orgânica com turfa pode trazer inúmeros benefícios para as lavouras.
Benefícios da Turfa Líquida para as plantações
É possível classificar os benefícios da turfa líquida para as plantações como físicos, químicos e biológicos. Saiba um pouco mais sobre essas categorias.
Benefícios físicos
Em relação aos benefícios físicos da turfa líquida, é possível dizer que o fertilizante desagrega a argila em solos compactados, dá coesão aos solos arenosos e aumenta a capacidade de retenção de água no solo, reduzindo a evaporação.
Benefícios químicos
Da mesma forma, a turfa líquida aumenta a capacidade de troca catiônica e transporte de nutrientes até a raiz da planta, retém e facilita a absorção de nutrientes, tem efeito quelante, reduz a salinidade do solo e atua na produção de CO2, favorecendo a fotossíntese.
Benefícios biológicos
Por fim, a turfa líquida estimula a microflora do solo, ajuda no desenvolvimento de colônias microbianas, favorece a capacidade germinativa das sementes, melhora os processos energéticos dos vegetais, estimula o desenvolvimento das raízes, favorece a síntese dos ácidos nucléicos e melhora a qualidade das plantas e dos frutos.
Embora seja um fertilizante orgânico, é necessário prezar pela qualidade do produto. Por esse motivo, na hora de utilizar turfa na sua lavoura, busque por uma empresa especializada em soluções de qualidade para os produtores rurais.
Ainda tem dúvidas em relação a Turfa Líquida? Confira este vídeo:
Onde encontrar Turfa Líquida? Fale com a Ultrasafra
A Ultrasafra é referência em fertilizantes orgânicos como o ULTRA SOLO TURFA, mais de 80% de matéria orgânica (livre de hormônios e metais pesados) e níveis adequados para reestruturar as propriedades físicas, químicas e biológicas dos solos.
Entre em contato e conheça o catálogo completo.
- Hidrogel: Saiba Como Ele Age no Solo - 30 de setembro de 2022
- Óleo de Neem: Conheça os Benefícios para as Plantações - 29 de setembro de 2022
- 5 Vantagens para Usar Hidrogel - 8 de setembro de 2022