Tempo de leitura: 3 minutos
O Brasil é o maior exportador de café em todo o mundo. E no que diz respeito à plantação de soja, estamos entre os maiores produtores. Mas, ainda que sejam culturas populares em nosso mercado agrícola, as dúvidas sobre fertilizantes para café e soja são muitas.
Afinal, quais macro e micronutrientes esses grãos necessitam para crescerem fortes e saudáveis? Como aumentar a produtividade das lavouras? Se você já investe nesse tipo de plantação ou está pensando em começar o plantio, confira agora as nossas dicas.
A importância dos Fertilizantes para Café e Soja
Os fertilizantes são substâncias que fornecem nutrientes para garantir que as plantas cresçam fortes e saudáveis. Dessa forma, na agricultura são fundamentais para garantir a qualidade dos frutos e grãos plantados, assim como a produtividade das lavouras.
De modo geral, é importante deixar claro que a escolha dos melhores tipos de fertilizantes para café e soja deve levar em conta as necessidades de cada cultura e, além disso, as deficiências nutricionais dos solos nos quais estão sendo cultivadas ou plantadas.
Fertilizante para Café
O Ultra Sais 20-20-20 Café é um exemplo de fertilizante para café solúvel em água indicado para plantações de café. Composto por nutrientes essenciais para qualquer lavoura: nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), sua aplicação tem a capacidade de:
- Melhorar a qualidade do grão e da bebida;
- Aumentar a produtividade da cultura;
- Auxiliar no desenvolvimento de frutos e flores sadios.
Nos fertilizantes NPK, o nitrogênio é responsável pelo crescimento de brotos e folhas, enquanto o fósforo é responsável por estimular a floração e a frutificação. Já o potássio faz com que as plantas sejam mais resistentes contra pragas e outros agentes prejudiciais.
Fertilizante para Soja
O fertilizante para soja, por sua vez, deve oferecer às plantações nutrientes mais específicos, além da tríade NPK (nitrogênio, fósforo e potássio). No caso da soja, é importante garantir nutrição de elementos como manganês, zinco e boro, para:
- Ativar o metabolismo da planta;
- Melhorar o processo de fotossíntese;
- Garantir uma nutrição equilibrada;
- Dar mais vigor para brotações e frutos;
- Contribuir no pegamento das flores;
- Diminuir o aborto das mudas;
- Aumentar a resistência às intempéries hídricas.
Dessa forma, a aplicação do fertilizante Ultra NPK é recomendada pois, embora os micronutrientes (zinco, manganês e boro) sejam absorvidos em menores quantidades, a baixa oferta prejudica a atividade fisiológica das plantas e a produtividade da lavoura.
Seja na plantação de soja ou café, o ideal é fazer uma boa análise do solo para identificar as necessidades nutricionais da terra e garantir que o fertilizante aplicado contenha todos os macro e micronutrientes em falta no local.
Fertilizantes para Café e Soja é na Ultrasafra
A Ultrasafra tem o compromisso de levar aos produtores agrícolas as melhores soluções em fertilizantes para café e soja, garantindo a qualidade e a produtividade das lavouras. Para mais informações, entre em contato e solicite um orçamento.
- Hidrogel: Saiba Como Ele Age no Solo - 30 de setembro de 2022
- Óleo de Neem: Conheça os Benefícios para as Plantações - 29 de setembro de 2022
- 5 Vantagens para Usar Hidrogel - 8 de setembro de 2022