Tempo de leitura: 3 minutos
Desde tempos remotos, o café é uma riqueza que representa um papel fundamental para a economia do país. Assim como as demais culturas produzidas nacionalmente, adotar estratégias para melhorar a produtividade e proteger as plantações é fundamental.
Para prevenir pragas do café, por exemplo, investir na nutrição das plantas, considerando suas deficiências e necessidades, é o melhor caminho. Mas, quais são os principais agentes nocivos que atacam os cafeeiros e como prevenir as infestações?
Quais são as Pragas do Café comuns no Brasil?
No Brasil, as espécies de café mais cultivadas são o Café Conilon (Coffea robusta) e o Café Arábica (Coffea arabica). Em relação às pragas do café mais comuns no país, destacam-se a broca-do-café, o bicho-mineiro, o ácaro vermelho e a cigarrinha.
Broca-do-café
A broca-do-café é uma praga comum no Brasil e prejudica o beneficiamento dos grãos, diminui a qualidade da bebida e compromete sua comercialização, causa a queda prematura dos frutos e favorece a entrada de outras doenças.
Bicho-mineiro
O bicho-mineiro é considerado a principal praga do café no Brasil. As infestações acontecem em plantações em climas secos com temperaturas elevadas, causando diminuição da área fotossintética e queda das folhas.
Ácaro vermelho
A infestação é favorecida principalmente por condições mais secas e ataca principalmente a parte ensolarada da plantação. A folha prejudicada apresenta um aspecto queimado e a queda das folhas é o principal dano causado por essa praga do café.
Cigarrinha
A cigarrinha é um inseto que ataca as raízes do cafeeiro e suga a seiva das plantas. As cigarrinhas também podem transmitir a bactéria Xylella fastidiosa, que causa uma doença conhecida como Atrofia dos Ramos do Cafeeiro (ARC).
Uma das formas mais seguras e efetivas de evitar o ataque de pragas do café é garantir que as plantações estejam adequadamente nutridas. Para que isso seja possível, a aplicação de fertilizantes ricos em macro e micronutrientes é imprescindível.
Pragas do Café? Nutrição das plantas é a solução
Para crescerem fortes, saudáveis e resistentes, inclusive contra o ataque de pragas, as plantações necessitam de amplo acesso à água, gás carbônico e nutrientes, classificados em macro ou micro considerando a quantidade que as plantas precisam deles.
Sendo assim, a resistência natural das plantações contra o ataque de pragas do café depende diretamente da disponibilidade de nutrientes que elas recebem. De modo geral, os mais importantes são o nitrogênio, o fósforo e o potássio, conhecidos como NPK.
O Ultra Sais 20-20-20, por exemplo, é um fertilizante indicado para cafeeiras. Sua formulação balanceada nos nutrientes nitrogênio, fósforo e potássio faz com que os grãos cresçam fortes, saudáveis e resistentes ao ataque de pragas e outros agentes nocivos.
A aplicação do fertilizante NPK, Ultra Sais 20-20-20 ou com outras formulações, pode ser feita por via foliar ou solo. Tanto na sua fase de formação quanto na cultura já em produção, a reposição de macro e micronutrientes é recomendada para as cafeeiras.
Proteja sua Plantação de Café com os produtos Ultrasafra
A Ultrasafra oferece aos produtores rurais as melhores opções em fertilizantes. Nossos produtos são produzidos com excelentes matérias-primas e têm um excelente custo-benefício. Conheça nosso catálogo e proteja sua plantação de café.
- Hidrogel: Saiba Como Ele Age no Solo - 30 de setembro de 2022
- Óleo de Neem: Conheça os Benefícios para as Plantações - 29 de setembro de 2022
- 5 Vantagens para Usar Hidrogel - 8 de setembro de 2022