Tempo de leitura: 2 minutos
A aplicação de defensivos adjuvantes agrícolas é fundamental para proteger as plantações contra o ataque de pragas nocivas. No entanto, é de conhecimento de todo produtor rural que a aplicação de herbicidas, inseticidas e fungicidas nem sempre é fácil.
Isso porque a temperatura e a umidade do ar, a qualidade da água e a presença de espuma na mistura, por exemplo, podem comprometer a pulverização e a absorção do produto. Neste contexto, os adjuvantes agrícolas desempenham um importante papel.
Como os Adjuvantes Agrícolas melhoram a absorção dos fitossanitários?
Os adjuvantes agrícolas são substâncias ou compostos que não possuem propriedades fitossanitárias e, ao serem adicionados na preparação de caldas, aumentam a eficiência e otimizam o funcionamento dos defensivos agrícolas, inclusive evitando desperdícios.
Sendo assim, como os adjuvantes não tem propriedades fitossanitárias, eles não agem contra as pragas e doenças que acometem as plantações. O objetivo é aumentar a eficiência e otimizar a aplicação dos herbicidas, inseticidas e fungicidas.
Para que isso seja possível, é necessário misturar os defensivos à formulação ou à calda do defensivo. Agora, se você ainda está se perguntando por que usar adjuvantes e quais as vantagens dessas substâncias para a sua produção agrícola, continue a leitura.
Tipos de Adjuvantes: qual o melhor Adjuvante Agrícola?
De modo geral, os adjuvantes agrícolas são classificados em dois grupos: os surfactantes (alteram as propriedades de superfície dos defensivos) e os aditivos (agem sobre a cutícula das plantas, aumentando a absorção da calda).
Adjuvantes surfactantes
Nesta categoria, como já foi dito anteriormente, os adjuvantes surfactantes têm como objetivo alterar as propriedades de superfície dos defensivos. Os mais comuns são os detergentes, os dispersantes, os espalhantes e os molhantes.
Adjuvantes aditivos
Por sua vez, os adjuvantes aditivos agem sobre a cutícula das plantas, o que aumenta a absorção da calda. Os aditivos são divididos em óleos minerais e vegetais, sulfato de amônio e ureia, cada um com propriedades e características distintas.
Alguns adjuvantes removem a sujeira da superfície da planta. Outros, ajudam no espalhamento do defensivo. Por essa razão, a escolha do melhor tipo de adjuvante agrícola vai depender do tipo de defensivo aplicado e da necessidade da lavoura.
Por que usar Adjuvantes e quais as vantagens
A aplicação dos adjuvantes agrícolas é recomendada para garantir uma boa cobertura com a aplicação de defensivos agrícolas, evitar a perda do produto por má absorção e melhorar a penetração do defensivo na superfície das plantas.
Dessa forma, os adjuvantes são utilizados tanto na formulação quanto na preparação da calda de defensivos, garantindo que as lavouras estejam, de fato, protegidas contra ervas daninhas, insetos ou fungos destruidores após a aplicação do defensivo.
Fertilizantes Agrícolas é na Ultrasafra
Saiba que a Ultrasafra possui os melhores fertilizantes. Seja um produtor campeão: entre em contato e conheça nosso catálogo.
- Hidrogel: Saiba Como Ele Age no Solo - 30 de setembro de 2022
- Óleo de Neem: Conheça os Benefícios para as Plantações - 29 de setembro de 2022
- 5 Vantagens para Usar Hidrogel - 8 de setembro de 2022