Tempo de leitura: 2 minutos
Os seres humanos precisam de uma série de nutrientes para crescerem fortes, saudáveis e protegidos contra doenças. E com as plantas isso não é diferente. Por esse motivo, a nutrição de plantas é um conceito diretamente relacionado ao sucesso das lavouras.
No entanto, entender como os elementos são absorvidos e quais nutrientes são indispensáveis para as plantas nem sempre é fácil. Afinal, qual a importância da nutrição e da reposição de elementos para a resistência natural das plantações?
Qual a relação entre nutrição, fotossíntese e resistência natural das plantas?
Todos aprendemos na escola que as plantas obtêm energia para crescer saudáveis através de um processo conhecido como fotossíntese. Para que isso seja possível, é necessário que as plantas tenham acesso a água, nutrientes, luz solar e gás carbônico.
Em relação aos nutrientes, os elementos são divididos em macro (nitrogênio, fósforo, potássio,cálcio, magnésio, enxofre) e micronutrientes (boro, cloro, cobre, ferro, manganês, zinco, molibdênio). A deficiência nutricional afeta o metabolismo das plantas, causando:
- Alterações na coloração das folhas;
- Alterações no formato das folhas ou frutos;
- Problemas no crescimento das estruturas;
- Problemas no processo de fotossíntese;
- Baixa resistência natural contra insetos e patógenos.
Desse modo, a nutrição de plantas é extremamente necessária para garantir a produtividade das culturas e a resistência das plantações. A seguir, entenda melhor o que é e como funciona esse importante processo para a agricultura.
Entenda o que é e como funciona a Nutrição de Plantas
Os nutrientes atuam nos mecanismos de resistência natural das plantas, como a formação de barreiras mecânicas, a síntese de compostos de defesa e a capacidade de absorver mais nutrientes e água para preparar a planta para situações estressantes.
Neste sentido, a nutrição de plantas é um conceito utilizado para definir o estudo dos nutrientes necessários para o crescimento saudável das plantas e, consequentemente, para a resistência natural das plantações contra os agentes prejudiciais, e sobre como repô-los.
A deficiência nutricional pode ser revertida através da reposição de elementos pelo solo, ou então, pela via foliar. E na hora de escolher o melhor fertilizante, é preciso avaliar questões como o tipo de cultura e os sinais de deficiência, visíveis principalmente em plantas e frutos.
Os fertilizantes NPK, compostos principalmente pelos macronutrientes nitrogênio, potássio e fósforo e outros micronutrientes, são os mais utilizados para garantir a nutrição das plantas e o cultivo de culturas saudáveis e resistentes contra intempéries naturais e ataques de insetos e outros agentes patógenos.
Nutrição de Plantas é com a Ultrasafra
A Ultrasafra fornece adubos e fertilizantes para garantir a nutrição de plantas das mais variadas espécies. Para mais informações, acesse nosso catálogo completo ou entre em contato e saiba como adquirir nossos produtos.
- Hidrogel: Saiba Como Ele Age no Solo - 30 de setembro de 2022
- Óleo de Neem: Conheça os Benefícios para as Plantações - 29 de setembro de 2022
- 5 Vantagens para Usar Hidrogel - 8 de setembro de 2022