Tempo de leitura: 3 minutos
A água é indispensável para a manutenção da vida na terra. E quando o assunto são as plantações dos mais variados cultivos, essa importância não é menor. Afinal, sem esse elemento fica impossível absorver os nutrientes ofertados pelo solo e fertilizantes.
Neste contexto, um dos setores que mais consomem água no Brasil é a agricultura. Mas, nos últimos anos, mudanças climáticas têm impactado a oferta desse recurso, causando longos períodos de seca, assim como chuvas mal distribuídas pelos territórios nacionais.
A boa notícia é que existe uma alternativa bastante viável, econômica e eficiente para garantir a irrigação das nossas plantações, ainda que em períodos com pouca ou nenhuma chuva: é o Hidrogel para Plantio, também conhecido como chuva sólida.
No entanto, muitos agricultores têm dúvidas sobre esse produto: quando a utilização do Hidrogel para plantio é recomendada? Quais as vantagens dessa tecnologia?
Hidrogel para Plantio e suas vantagens para o setor agrícola
Primeiramente, antes de falarmos sobre quando a utilização do Hidrogel para Plantio é recomendada, vamos relembrar o que é e quais são as principais vantagens da chuva sólida para o setor agrícola. De modo geral, os benefícios do uso do gel para plantio são:
- Redução na frequência de regas;
- Diminuição no consumo de água;
- Contenção nos gastos com irrigação.
Isso porque o gel para plantio é um polímero biodegradável capaz de absorver a água da chuva ou irrigação e ir liberando o líquido aos poucos, conforme a necessidade da plantação. Serve, portanto, para criar um verdadeiro reservatório de água e nutrientes.
Aplicação do Hidrogel para Plantio: quando e como fazer
O Hidrogel para Plantio, também conhecido como Gel Polímero, se expande e solidifica quando entra em contato com a água e vai liberando o líquido aos poucos. É um produto atóxico, que não afeta o sabor e a qualidade das sementes, das folhas e dos frutos podendo, inclusive, ser aplicado logo no plantio.
Sendo assim, é possível dizer que a utilização da chuva sólida é recomendada em duas situações: quando há escassez de chuva e períodos longos de seca e nos casos em que há necessidade de reduzir o consumo de água e os custos com irrigação.
O gel pode ser adicionado na linha de plantio dos cultivos realizados com sementes ou toletes. Além disso, pode ser utilizado em pomares adultos de duas formas: por meio da incorporação do gel a 20 cm de profundidade ou com a diluição do gel em 50% de água.
No caso da cova do plantio, é recomendado colocar o gel após a abertura da cova e aplicar adubo para plantações antes da introdução da muda. Em seguida, a cova deve ser fechada e irrigada: a quantidade de água varia de dois a três litros por pé.
Veja também: Gel para Plantio: vantagens e como usar o polímero biodegradável
Qualidade em Hidrogel para Plantio você encontra na Ultrasafra
A Ultrasafra é sinônimo de confiança e credibilidade quando o assunto é gel para plantio. O Ultra Solo Geopolímero oferece excelência e qualidade para agricultores, garantindo a produtividade e a rentabilidade das lavouras. Para mais informações, entre em contato.
- Hidrogel: Saiba Como Ele Age no Solo - 30 de setembro de 2022
- Óleo de Neem: Conheça os Benefícios para as Plantações - 29 de setembro de 2022
- 5 Vantagens para Usar Hidrogel - 8 de setembro de 2022