Gel Para Plantio: Conheça as Vantagens Do Polímero Biodegradável

Tempo de leitura: 3 minutos

A agricultura é um dos setores que mais consome água no Brasil. Nos últimos anos, o desequilíbrio hidrológico causou longos períodos de seca ou chuvas mal distribuídas pelas regiões brasileiras.

Uma das soluções para garantir a qualidade das plantações, mesmo com a redução das chuvas, é o gel para plantio, também conhecido como Hidrogel para Plantio. O polímero biodegradável está associado a estudos científicos e avanços tecnológicos, com grandes vantagens para auxiliar os produtores agrícolas no desenvolvimento saudável das culturas e, principalmente, no aumento dos índices de produtividade das lavouras.

Confira também o vídeo que preparamos sobre o Gel de plantio:

Como funciona a atuação do Hidrogel Para Plantio?

O gel para plantio é um polímero com alto poder de retenção de água que deve ser incorporado ao solo ou ao substrato de mudas, agindo como uma reserva de água em períodos sem chuva. Com esse manejo, o gel disponibiliza água e nutrientes quando a planta necessita. Essa técnica ajuda a melhorar a qualidade do solo e facilita a dissolução de nutrientes essenciais para o crescimento saudável das mudas e a drenagem eficiente do solo.

Biodegradável e atóxico, o gel para plantio tem inúmeras vantagens para o cultivo de diversas lavouras, como café e eucalipto. O polímero evita a erosão no solo, aumenta a infiltração de água, reduz a perda de nutrientes por lixiviação, diminui a perda de mudas no plantio e alivia o estresse hídrico. 

Gel para plantio

Recomendações de uso do Gel para Plantio

Sulco de plantio: a aplicação do gel é indicada para cultivos realizados com sementes ou toletes em que o polímero é adicionado na linha de plantio.

Pomares adultos: o gel de polímero biodegradável é aplicado nessa cultura de duas formas, sendo a primeira por meio da incorporação do gel a 20 cm de profundidade, fazendo um risco no solo em todos os lados da planta na projeção da copa. Já a segunda técnica de manejo é mais complexa, devendo ser realizada com a diluição do gel em 50% de água através de furos abertos com o trato ao redor da copa. Nesse método, o gel é aplicado na área de absorção das raízes com uma profundidade compatível com as radicelas responsáveis pela nutrição, o que ajuda a evitar agressões ao sistema radicular.

Cova do plantio: após abrir a cova, coloca-se uma quantidade de gel recomendada para a cultura. Depois, deve-se aplicar um adubo para plantar e, em seguida, introduzir a muda e tampar o restante com terra. Para finalizar o processo, uma última irrigação deve ser realizada, variando de dois a três litros de água por pé.

gel de plantio

Gel para plantio: utilize a solução Ultrasafra para melhorar a produtividade da suas culturas

O Ultra Solo Geopolimero é um dos aliados do produtor agrícola para manter a temperatura do solo estável, repor os nutrientes e disponibilizar água para as plantas durante os períodos de estiagem e chuvas mal distribuídas.

O gel para plantio reduz a taxa de mortalidade das culturas ao facilitar o enraizamento, além de diminuir também a compactação na região tratada. Outra grande vantagem da aplicação do polímero biodegradável nas plantações é que ele ajuda na redução da irrigação, o que é considerado um excelente ganho econômico para os produtores agrícolas.

Conheça o Ultra Solo Geopolimero e tenha uma solução Ultrasafra para melhorar a produtividade das suas culturas.

Ultrasafra Fertilizantes
Últimos posts por Ultrasafra Fertilizantes (exibir todos)