Tempo de leitura: 3 minutos
Um dos elementos químicos mais conhecidos pela sua utilização na indústria eletroeletrônica, o silício é um composto químico presente também na produção agrícola de diversas culturas no Brasil.
O material é considerado um nutriente muito eficaz para o controle de pragas, sendo responsável diretamente pelo aumento de produtividade e melhora da qualidade de plantações.
Qual é a função do silício na produção agrícola?
O silício é o segundo elemento químico mais abundante na crosta terrestre, depois do oxigênio. Na natureza, ele nunca é encontrado isolado, mas sim como parte complementar de minerais como granito, argila, areia etc.
Nos fertilizantes para produção agrícola, o material é utilizado na formulação de dióxido de silício, popularmente conhecido como sílica. Sua importância para a qualidade das culturas é a relação planta-ambiente, pois o nutriente tem a capacidade de oferecer resistência para as plantações ficarem protegidas diante de adversidades climáticas, biológicas ou até mesmo problemas no solo.
O uso de silício nos ambientes que sofrem com a ausência de chuvas é muito benéfico para as produções agrícolas. O acúmulo de silício na parede celular das plantas auxilia na redução de perda de água por transpiração, por exemplo. Por isso, o silício ajuda no desenvolvimento das culturas ao evitar mais danos causados pelo déficit hídrico.
O que é o Fertsilica?
O Fertsilica possui uma combinação de silício e potássio, com o objetivo de estimular a defesa natural das plantas ao mesmo tempo em que ajuda a combater o estresse físico e biológico durante a cultura. É com essa formulação que o fertilizante possibilita a melhora fisiológica e estrutural das mudas.
Em determinados momentos durante a cultura, é possível que as plantas sofram com o chamado acamamento, que consiste num estresse físico de ramos e folhas. Nessa ocasião, as plantas ficam constantemente deitadas no solo, o que ocasiona diversos problemas para a saúde da produção agrícola.
Sem manter uma posição adequada no solo, as plantas não fazem o processo de fotossíntese com o potencial necessário, ficando mais suscetível à proliferação de pragas.
Vantagens do Fertsilica nas pequenas e grandes culturas
Sendo assim, o uso do Fertsilica é altamente recomendado para fortalecer a parede celular das folhas e dos caules, deixando as plantas em posição mais ereta e aumentando a área de exposição ao sol.
A nutrição das culturas com o uso do fertilizante de silício e potássio é muito vantajosa para a produção agrícola. O Fertsilica é essencial para diversas fases metabólicas da planta, como formação de frutos, formação de aminoácidos e proteínas, transporte de açúcares, além de garantir maior resistência e fotossíntese de qualidade.
Mantenha a produtividade da sua produção agrícola com Fertilizantes Ultrasafra
Sinônimo de confiança e credibilidade, a Ultrasafra possui uma linha completa de produtos de qualidade elevada para auxiliar o produtor rural durante todas as fases das culturas.
Para solos mais ricos, culturas produtivas e mais rentáveis, conheça o Ultra Fertsilica, fertilizante agrícola para o desenvolvimento saudável de suas plantações.
As soluções Ultrasafra mantêm o equilíbrio entre o desenvolvimento da agricultura e respeito com o meio ambiente. Acesse o site e conheça nossos produtos!
- Hidrogel: Saiba Como Ele Age no Solo - 30 de setembro de 2022
- Óleo de Neem: Conheça os Benefícios para as Plantações - 29 de setembro de 2022
- 5 Vantagens para Usar Hidrogel - 8 de setembro de 2022