Falta de nutrientes nas plantas: sintomas e consequências

Tempo de leitura: 3 minutos

A nutrição é a chave para o sucesso das lavouras, garantindo grãos e frutos de excelente qualidade. Por essa razão, reconhecer os sinais da falta de nutrientes nas plantas é essencial. Mas, afinal: quais são os sintomas e as consequências da deficiência nutricional?

Se você é agricultor e deseja aperfeiçoar sua prática, ou então, está iniciando agora neste segmento e precisa de dicas para reconhecer quando a sua plantação precisa de um reforço nutricional, acompanhe nossas dicas e saiba como identificar o problema.

Nutrientes: o que são e quais os mais importantes para as plantas?

Antes de qualquer coisa, vamos relembrar o que são os nutrientes. Basicamente, é possível dizer que nutrientes são substâncias que atuam na sobrevivência, no crescimento e na reprodução de um organismo, sejam eles pessoas, animais ou plantas. 

Sendo assim, os nutrientes são elementos presentes no solo que são absorvidos e atuam no metabolismo das culturas. Em contrapartida, a falta de nutrientes nas plantas é caracterizada pela ausência ou limitação no fornecimento dessas substâncias. 

É possível dividir os nutrientes em macro e micro. No primeiro caso, os mais importantes são o nitrogênio, o fósforo e o potássio, que formam a tríade conhecida como NPK. Já alguns dos micronutrientes mais relevantes são o zinco, o manganês e o boro.

Sintomas da falta de nutrientes nas plantas

falta de nutrientes nas plantas

Os sintomas da falta de nutrientes nas plantas podem ser facilmente percebidos visualmente, pois alteram a aparência das culturas. Mas, em geral, existem alguns sinais e sintomas mais característicos que alertam para a deficiência nutricional nas culturas. 

Nitrogênio

A falta de nitrogênio pode afetar o crescimento e o desenvolvimento das culturas, que produzem menos. Além disso, a deficiência desse elemento pode deixar as folhas menores, mais amareladas e acelerar o processo de envelhecimento. 

Fósforo

A ausência de fósforo limita a produtividade, afeta o crescimento das culturas, deixa as folhas mais rígidas e com aspecto envelhecido, altera a coloração e o brilho das folhas, reduz o número de frutos e sementes e prejudica a resistência natural contra doenças. 

Potássio

A falta de potássio prejudica o crescimento e o desenvolvimento das plantas, causa manchas amareladas e pode levar às folhas à necrose. Da mesma forma, afeta a resistência das plantas contra geadas, secas e doenças.

Zinco

O zinco entra na categoria de micronutrientes, mas a deficiência do elemento também é prejudicial, pois afeta o comprimento das plantas e a resistência contra patógenos, deixa as folhas novas mais estreitas e diminui a produção de sementes. 

Manganês

Outro micronutriente importante é o manganês, cuja deficiência pode prejudicar a coloração das folhas novas (em casos mais severos, clorose, que é a falta de produção de clorofila) e prejudicar a proteção contra patógenos. 

Boro

Por fim, a ausência de boro pode causar sintomas como folhas pequenas com cloroses irregulares e quebradiças, folhas mais grossas e quebradiças, morte do meristema apical do caule e da raiz e rachaduras no caule. 

Esses são alguns dos principais elementos necessários para melhorar o crescimento e a produtividade das culturas. Neste sentido, a reposição dos nutrientes em falta é indispensável na agricultura. 

Como corrigir a falta de nutrientes nas plantas? Conte com a Ultrasafra

A absorção dos nutrientes acontece pela raiz ou pelas folhas. No caso dos solos deficientes, a reposição com fertilizantes para solo e fertilizantes foliar é recomendada após uma análise que identifique a falta de nutrientes nas plantas.

Na Ultrasafra você encontra o que há de melhor em fertilizantes. Entre em contato e saiba como. 

Ultrasafra Fertilizantes
Últimos posts por Ultrasafra Fertilizantes (exibir todos)