Tempo de leitura: 2 minutos
A qualidade do solo é fundamental para um bom desenvolvimento das plantações e para aumentar a rentabilidade dos produtores. Mas, o que fazer quando a terra apresenta deficiência de minerais e nutrientes necessários para que as plantações dêem frutos?
Uma alternativa nesses casos é realizar a reposição desses nutrientes. Para obter sucesso nessa empreitada, é fundamental garantir uma adubação equilibrada, que chegue no momento e na quantidade adequada às necessidades da plantação.
O que é e como funciona a Adubação
A adubação consiste em corrigir, conservar ou recuperar a fertilidade do solo com a aplicação de nutrientes. O objetivo desse processo é possibilitar que as plantações cresçam e se desenvolvam fortes e resistentes.
O tipo de adubo utilizado, orgânico ou inorgânico, varia de acordo com a necessidade do solo e a cultura manejada. Embora seja um extremamente importante para o setor agrícola, é fundamental garantir que a adubação do solo seja efetuada de forma equilibrada.
Para que seja possível garantir uma adubação equilibrada, é recomendável que os produtores utilizem técnicas e equipamentos que facilitem a chegada desses nutrientes até a raiz das plantas, como é o caso da fertirrigação.
Na fertirrigação, os nutrientes são diluídos na água que será irrigada no solo. O objetivo desse processo é garantir que as substâncias cheguem mais facilmente na raiz das plantas e sejam aplicadas na dosagem adequada para garantir uma nutrição completa e segura.
Vantagens da Adubação equilibrada para melhorar a rentabilidade da plantação
O processo de fertirrigação pode ser realizado por gotejamento ou microaspersão. Em ambos os casos, o produtor consegue ter um controle mais rígido sobre a quantidade de água e nutrientes utilizados na rega, o que reduz o desperdício de fertilizantes.
Com uma adubação equilibrada, o produtor aumenta sua rentabilidade porque recebe uma plantação muito mais saudável e frutífera. Além disso, com a aplicação controlada de fertilizantes e nutrientes, é possível evitar o desperdício e os gastos do produtor.
Qual Adubo é indicado para maior rentabilidade da plantação?
Existem três macronutrientes que são fundamentais para o crescimento saudável das plantas, o que impacta diretamente na rentabilidade da plantação, são eles o nitrogênio (N), o fósforo (P) e o potássio. Essas substâncias são encontradas em fertilizantes NPK.
O adubo NPK é fabricado em diferentes concentrações para atender às necessidades específicas de cada plantação e produtor agrícola. Por essa razão, é importante consultar uma empresa especializada para definir qual produto é a melhor opção.
Consulte a Ultrasafra e encontre a melhor opção em adubos
A Ultrasafra possui ampla experiência no setor agrícola e oferece linhas completas de fertilizantes e adubos para os produtores rurais que buscam alternativas confiáveis e seguras para garantir solos mais ricos e plantações nutridas, fartas e produtivas.
Entre agora mesmo em contato com um dos nossos especialistas e garanta já a adubação equilibrada da sua plantação.
- Hidrogel: Saiba Como Ele Age no Solo - 30 de setembro de 2022
- Óleo de Neem: Conheça os Benefícios para as Plantações - 29 de setembro de 2022
- 5 Vantagens para Usar Hidrogel - 8 de setembro de 2022