Tempo de leitura: 3 minutos
Na agricultura, o crescimento e a produtividade de uma plantação dependem de fatores que variam entre condições climáticas favoráveis e terra fértil. No entanto, nem sempre é possível garantir que o cultivo aconteça em um local abundante em nutrientes.
E a falta de nutrientes no solo é um problema grave, que pode afetar profundamente o setor, dificultando o crescimento das raízes, dos caules e das plantas, assim como a produção e a qualidade dos frutos.
Apesar disso, existem alternativas para corrigir esse problema. A utilização de fertilizantes para solo, por exemplo, é extremamente importante no setor agrícola para garantir que as plantações recebam todos os nutrientes necessários para que cresçam saudáveis.
Fertilizantes para solo: o que são e quais nutrientes oferecem
Os fertilizantes para solo, classificados como substâncias minerais, orgânicas, naturais ou sintéticas, agem liberando nutrientes para o solo e, consequentemente, para as plantas.
Micronutrientes
Os micronutrientes são fundamentais para o crescimento saudável das plantas. Os principais micronutrientes encontrados em fertilizantes são cobre, zinco, manganês, ferro, silício, cobalto, entre outros exemplos.
Macronutrientes
Já os macronutrientes são essenciais para o desenvolvimento das plantas. Os principais exemplos de macronutrientes são o nitrogênio, o fósforo e o potássio (NPK), que formam o tripé de elementos necessários às plantas.
A aplicação é feita diretamente no solo e pode acontecer de diferentes formas: na semeadura (junto com o processo de plantio), a lanço/adubação de cobertura (dividida ao longo do ciclo da cultura) ou pneumática (através de tubos colocados na lavoura).
Por que utilizar fertilizantes para solo?
Os fertilizantes para solo agem enriquecendo a terra com minerais, nutrientes e vitaminas que contribuem para o crescimento e o desenvolvimento das plantas. Por esse motivo, são utilizados na agricultura para garantir a qualidade e a produtividade das plantações.
O fertilizante NPK, por exemplo, é um dos mais utilizados. Afinal, como já explicamos anteriormente, o nitrogênio, o fósforo e o potássio são os principais elementos para as plantações, pois atuam no crescimento e desenvolvimento das raízes, caules e folhas.
Quando o problema está na falta de chuva e na capacidade do solo reter a água, uma boa opção é o gel para plantio, um polímero que é capaz de reter a água da chuva e da irrigação, cristaliza-la e soltá-la aos poucos, de acordo com a necessidade do solo.
Mas, para escolher o tipo de fertilizante ideal, é preciso avaliar dois fatores importantes: as necessidades nutricionais da cultura que será cultivada no local e as condições químicas e fisiológicas do solo para identificar as necessidades nutricionais de ambos.
Conheça a linha de fertilizantes para solo da Ultrasafra
A Ultrasafra é referência em adubos e fertilizantes para solo. Nosso compromisso é garantir que os produtores agrícolas utilizem os melhores produtos, com o objetivo de aumentar a qualidade e a produtividade das plantações.
Entre em contato e conheça o nosso catálogo completo.
Quer conhecer melhor o Gel para plantio? Confira este vídeo:
- Hidrogel: Saiba Como Ele Age no Solo - 30 de setembro de 2022
- Óleo de Neem: Conheça os Benefícios para as Plantações - 29 de setembro de 2022
- 5 Vantagens para Usar Hidrogel - 8 de setembro de 2022