Tempo de leitura: 3 minutos
Manter o cultivo de uma lavoura é um desafio complexo para a rotina de um produtor rural. Essa missão requer alguns cuidados específicos para alcançar um bom rendimento tanto na produtividade agrícola quanto na rentabilidade das culturas.
Os nutrientes do solo, o clima do local, o controle de pragas e doenças, todos esses itens somados à aplicação de fertilizantes formam uma combinação muito importante para garantir o desenvolvimento correto e saudável das grandes plantações.
Afinal, quando utilizar Fertilizante nas lavouras?
Combinação sintética adicionada aos solos, o fertilizante é simplesmente um elevado complexo de nutrientes essenciais que atuam no metabolismo das plantas para suprir toda e qualquer deficiência nutricional existente em diversas culturas. Assim como um adubo orgânico, o fertilizante é responsável por inserir nutrientes no solo e mantê-lo saudável para a lavoura.
É importante lembrar que o solo possui naturalmente os compostos químicos necessários para desenvolver uma plantação. No entanto, o produtor rural precisa se atentar ao desenvolvimento da folhagem e do caule com o objetivo de identificar supostos problemas.
Planeje a sua plantação
É possível que as grandes plantações tenham dificuldade para crescer de forma saudável e precisem de ações externas. É nesse momento que a lavoura precisa receber a aplicação de macro nutrientes fundamentais contidos no fertilizante para manter a saúde da cultura.
Mas, atenção: adubar a plantação com altas quantidades de fertilizante não é garantia de aumentar a qualidade da lavoura. É imprescindível manter o equilíbrio da aplicação do produto, já que o exagero no seu uso pode causar danos ao cultivo, como o aparecimento de toxicidades específicas.
Fertilizante na lavoura: quais são as vantagens?
As grandes plantações precisam ser muito bem planejadas pelo produtor rural. Isso é muito importante para alcançar uma ótima produtividade, já que a mesma cultura pode exigir práticas de plantio e cultivo diferentes. Isso acontece por causa das condições climáticas, que variam ao longo dos meses e mudam bastante de um ano para o outro.
Com tantas mudanças climáticas, é possível acontecer também transformações que influenciam diretamente na fertilidade do solo. Portanto, fique atento a todos esses fatores para programar a aplicação de fertilizante na quantidade exata e no formato que melhor atender às necessidades do seu ambiente.
Como aplicar o Fertilizante nas grandes plantações
A aplicação de adubos e fertilizante pode ser realizada das seguintes formas:
- Via solo;
- Irrigação/Fertirrigação;
- Pulverização.
Na aplicação via solo, o fertilizante é utilizado durante a semeadura e no processo de adubação de cobertura. Na semeadura, o produto é aplicado ao mesmo tempo em que é feito o plantio. Para esse tipo de aplicação é indicado o uso de fertilizantes granulados e químicos.
Para fazer a aplicação do fertilizante por meio da fertirrigação, o produto é aplicado na forma líquida durante a irrigação da lavoura. Já na aplicação com pulverizadores, os fertilizantes foliares são os mais utilizados. Seu uso é feito com a diluição do fertilizante na água.
- Veja também: Como Agem os Fertilizantes para Solo?
Conheça a linha completa de Fertilizantes Ultrasafra
Manter a saúde de grandes plantações e garantir uma cultura de qualidade é um desafio e tanto. Agora que você já conhece todos os benefícios do uso de fertilizantes para a sua lavoura, conte com as melhores soluções de adubos e fertilizantes da Ultrasafra. Conheça nossa linha completa e alcance alta produtividade e rentabilidade para suas grandes plantações.
- Hidrogel: Saiba Como Ele Age no Solo - 30 de setembro de 2022
- Óleo de Neem: Conheça os Benefícios para as Plantações - 29 de setembro de 2022
- 5 Vantagens para Usar Hidrogel - 8 de setembro de 2022