Tempo de leitura: 3 minutos
Para aumentar a produtividade das culturas, o produtor rural deve ficar atento a todos os aspectos das plantas e a qualidade do solo a fim de garantir um desenvolvimento saudável e produtivo das lavouras. Por isso, a técnica de manejo da adubação foliar é uma grande aliada para complementar as necessidades nutricionais das plantas e alcançar excelentes resultados na produção agrícola.
No entanto, vale lembrar que a adubação foliar deve ser feita de forma associada à aplicação de adubo via solo, já que o objetivo é complementar a demanda de nutrientes e não apenas substitui-la.
O que é Adubação Foliar?
A nutrição foliar é uma prática de manejo das culturas cuja função principal é equilibrar os macro e micronutrientes essenciais para o crescimento saudável das pequenas e grandes plantações.
Durante essa técnica, o fertilizante foliar é aplicado diretamente sobre as folhas das plantas, o que permite uma rápida absorção de nutrientes pelas partes aéreas e pela superfície das folhas. Isso acontece de forma passiva e ativa por meio da cutícula e dos estômatos.
Como a adubação foliar garante uma assimilação mais rápida dos nutrientes pelas plantas, o seu aproveitamento é, consequentemente, em curto prazo. Porém, o produtor agrícola deve acompanhar o ciclo da cultura e aplicar o fertilizante foliar nas fases fenológicas, ou seja, quando as plantas ainda são capazes de responder em produtividade.
Como deve ser feita a aplicação do Fertilizante Foliar?
O manejo da adubação foliar deve ser feito com uma estratégia definida que vai auxiliar no aumento da produtividade das culturas. Uma das recomendações para ajudar o produtor agrícola é realizar a aplicação do fertilizante no final da tarde ou início da manhã.
Durante esses períodos, os cultivos podem contar com a menor velocidade do vento e a maior umidade relativa do ar. Com essas condições ocorrem maior abertura dos estômatos, o que facilita a absorção dos nutrientes. Além disso, a técnica de aplicar fertilizante foliar garante também maior hidratação para a cutícula da folha, fazendo com ela fique mais permeável à água e aos nutrientes da adubação foliar.
Saiba as indicações para Adubação Foliar
Nas lavouras de grandes plantações, o produtor rural pode aumentar a produtividade das culturas com o uso da adubação via foliar por meio de três métodos principais: São eles: adubação complementar, adubação suplementar e adubação corretiva. Confira as características de cada manejo:
- Adubação complementar: essa técnica ajuda a reduzir a quantidade de nutriente aplicado via solo e aplica nutrientes via fertilizante foliar no momento de maior necessidade das culturas;
- Adubação suplementar: nesse manejo, utiliza-se a quantidade total de nutrientes recomendada para o cultivo via solo, porém é realizada uma aplicação adicional de fertilizante foliar para garantir o aumento da produtividade e melhorar a resistência da planta contra pragas e doenças;
- Adubação corretiva: após análise visual ou química das folhas, algumas deficiências nutricionais podem ser detectadas. Com isso, o manejo de adubação corretiva aplica fertilizante para repor nutrientes essenciais e garantir uma cultura produtiva em tempo hábil.
Acelere a produtividade da sua cultura com Adubação Foliar da Ultrasafra
Após um planejamento efetivo, o produtor rural deve utilizar fertilizantes com alto padrão de qualidade para potencializar as culturas e garantir o desenvolvimento saudável das lavouras.
Para aumentar a produtividade das culturas e garantir maior rentabilidade, conheça a Linha Foliar da Ultrasafra. Nossos fertilizantes possuem micro e macronutrientes essenciais que vão auxiliar na adubação foliar das lavouras, melhorar a qualidade dos produtos agrícolas e garantir maior resistência das plantas em condições climáticas adversas. Uma combinação de sucesso para aumentar a produtividade das suas culturas.
- Hidrogel: Saiba Como Ele Age no Solo - 30 de setembro de 2022
- Óleo de Neem: Conheça os Benefícios para as Plantações - 29 de setembro de 2022
- 5 Vantagens para Usar Hidrogel - 8 de setembro de 2022