Tempo de leitura: 3 minutos
Os três macronutrientes do fertilizante NPK são considerados essenciais para o desenvolvimento saudável das plantas. O nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) são elementos que formam o tripé fundamental para estimular o metabolismo de brotos e folhas, fortalecer a frutificação e floração, tornar os tecidos dos vegetais mais resistentes contra a ação de pragas, entre outros agentes externos nocivos.
Aplicar o fertilizante líquido para folhas, Ultra Folhas NPK, possibilita a reposição de nutrientes e auxilia na produtividade das culturas. No entanto, o manejo da adubação deve ser realizado de maneira adequada, evitando o uso incorreto do adubo líquido. A aplicação desordenada pode prejudicar tanto a qualidade do solo quanto a saúde das plantas, sobretudo, a longo prazo.
Qual adubo líquido NPK deve ser utilizado?
Os fornecedores de fertilizantes desenvolvem diversas formulações de adubo NPK com a concentração específica de nutrientes para atender as necessidades de cada etapa do desenvolvimento da plantação.
Para alcançar o resultado desejado para a sua cultura, é necessário priorizar a utilização de fertilizantes de qualidade elevada, elaborados por fabricantes reconhecidos no mercado. Confira algumas formulações de fertilizante NPK e suas indicações de uso:
NPK 04-14-08
Possui maior quantidade dos nutrientes potássio e fósforo. Por isso, a aplicação do adubo para folhas NPK 04-14-08 é recomendado para a cultura de árvores frutíferas e floríferas, porque estimula a produção de flores e frutos. Ideal para cultura de hibisco, azaleias, violetas e cítricos.
NPK 10-10-10
Esse adubo foliar apresenta formulação equilibrada, considerada padrão para uso em folhagens e vegetações que não desenvolvem frutos. Pode ser aplicado em flores e hortaliças.
NPK 20-20-20
O fertilizante NPK possui alta concentração de todos os macronutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio). Sua aplicação é recomendada para plantas de grande porte (feijão, café, ipê), com raízes pivotantes ou axiais e caule lenhoso do tipo tronco, formando com ramos bem acima do nível do solo até o topo da raiz.
Quando aplicar adubo NPK?
A adubação com os macronutrientes deve ser realizada na época do ano em que a planta mais necessita de reposição desses nutrientes. Durante os meses de outono e inverno, é comum as plantas diminuírem o metabolismo e, consequentemente, precisarem de menos adubo. Portanto, os períodos mais chuvosos do ano são os mais propícios para fazer a aplicação de fertilizante foliar NPK, que oferece maior resistência a condições climáticas adversas.
As plantas devem receber o adubo no período anterior ao florescimento e após a colheita ou poda, ocasião em que a planta precisa repor as perdas de nutrientes.
Como preparar a adubação
Para aplicar o adubo líquido para folhas, o produtor agrícola deve se atentar ao tipo de planta e à sua idade, além do ambiente em que será plantada. A análise química do solo é fundamental para identificar a acidez do local e a disponibilidade de cada nutriente.
O resultado da análise do solo e as recomendações de profissional qualificado são uma combinação essencial para definir a formulação do fertilizante NPK mais adequada para cada tipo de cultura.
Adubo para Folhas NPK: conheça os Fertilizantes Ultrasafra
O fertilizante desenvolvido com Nitrogênio, Fósforo e Potássio é um complexo de macronutrientes da Ultrasafra para auxiliar no crescimento saudável de diversas culturas.
A formulação possui alto padrão de qualidade para equilibrar o desenvolvimento agrícola e o respeito ao meio ambiente. Acesse o nosso site e conheça a linha completa de adubos para folhas da Ultrasafra.
- Hidrogel: Saiba Como Ele Age no Solo - 30 de setembro de 2022
- Óleo de Neem: Conheça os Benefícios para as Plantações - 29 de setembro de 2022
- 5 Vantagens para Usar Hidrogel - 8 de setembro de 2022