Tempo de leitura: 3 minutos
A nutrição das plantas é a peça-chave para o sucesso de uma plantação. Por esse motivo, entender quais são os elementos mais importantes para cada lavoura, assim como saber identificar os sinais de deficiência desses nutrientes é imprescindível.
Identificar plantações malnutridas com antecedência possibilita a adoção de estratégias, como a reposição de elementos através da aplicação de fertilizantes que evitam o ataque de pragas e a perda de produtividade. Mas, quais são os sinais de alerta?
Tipos de nutrientes: quais são essenciais para as plantas?
As plantas recebem todos os elementos que necessitam para sobreviver diretamente do ambiente em que habitam, seja de forma natural, com base nos nutrientes naturalmente presentes no solo, ou artificial, através da fertilização e da irrigação do solo, por exemplo.
Os elementos encontrados no solo são fundamentais para que a planta faça a fotossíntese, que nada mais é do que a utilização da água, da luz solar e dos nutrientes para produção de energia, que garante o crescimento forte e saudável das plantações.
Macronutrientes
Os macronutrientes são os elementos que as plantas dependem em maior quantidade, como é o caso do nitrogênio, do fósforo, do potássio, do cálcio, do magnésio e do enxofre.
Micronutriente
Já os micronutrientes, como o boro, o cloro, o cobre, o ferro, o manganês, o molibdênio, e o zinco, são elementos exigidos pelas plantações em menor quantidade.
As plantações malnutridas ficam expostas a doenças e ao ataque de insetos e pragas nocivas. Como cada elemento tem uma função específica, a falta deles pode se manifestar de diferentes maneiras, mas a maioria pode ser facilmente identificada.
Sinais para identificar Plantações Malnutridas
Os sinais de falta de nutrientes nas plantas geralmente são visíveis. De acordo com o tipo de elemento, os sinais podem variar e é preciso cuidado para não confundir os sintomas.
Falta de cálcio
As folhas novas ficam enroladas e pálidas.
Falta de ferro
Ocorre o amarelamento das folhas novas.
Falta de magnésio
A folha inteira fica com uma cor pálida. Nos casos graves, as folhas caem.
Falta de potássio
As folhas ficam finas e apresentam pequenos buracos.
Falta de nitrogênio
As folhas velhas ficam com a coloração verde-amarelada e pálidas.
Falta de fósforo
As folhas ficam amareladas e apresentam zonas mortas.
Falta de enxofre
As folhas ficam amarelas e o desenvolvimento/crescimento é prejudicado.
Como evitar Plantações Malnutridas?
Embora a falta de nutrientes seja um dos problemas mais sérios a afetar as plantações, o excesso deles também é nocivo. Sendo assim, é necessário fazer uma análise do solo para identificar os elementos faltantes antes de partir para a aplicação de fertilizantes.
Para evitar plantações malnutridas, a aplicação de fertilizantes é essencial. Os fertilizantes NPK, por exemplo, ricos em nitrogênio, potássio e fósforo, trazem três dos nutrientes mais importantes para a qualidade e a produtividade de qualquer lavoura.
Sua Plantação Nutrida com produtos Ultrasafra
A Ultrasafra traz as melhores opções em fertilizantes via foliar e fertilizantes para solo. Para garantir a nutrição das plantas e repor a falta de nutrientes, entre em contato e tenha acesso ao nosso catálogo completo, com os melhores preços do mercado.
- Hidrogel: Saiba Como Ele Age no Solo - 30 de setembro de 2022
- Óleo de Neem: Conheça os Benefícios para as Plantações - 29 de setembro de 2022
- 5 Vantagens para Usar Hidrogel - 8 de setembro de 2022